2 de maio de 2009

“O Amigão da galera” Wander Thomaz

Premio de Melhor narrador esportivo 2008


Wander Thomaz de Oliveira apresenta os programas “Em Cima do Lance” e “Globo Esportivo” além de narrador oficial dos jogos do Uberlândia Esporte Clube (UEC), equipe de futebol profissional do município. Aos 36 anos, Wander trabalha no rádio há 20. “Comecei como plantão esportivo, na época em que não existia celular nem internet. Imagine então a dificuldade para descobrir os resultados das partidas em todo o país”, comenta.

Em sua carreira, Wander trabalhou apenas em dois veículos. Por seis meses, esteve na Rádio Educadora e, depois disso, se transferiu para a Rádio Cultura, antigo nome da empresa. De plantão passou a repórter e, desde 1998, assumiu a posição de coordenador. Segundo Wander, este era um cargo em que ninguém se mantinha por mais de seis meses. “Lá se vão 11 anos na função que eu adoro”, afirma.

A partir do momento em que faz narração, “Gigante de Minas” é um dos apelidos ganhos por Wander Tomaz. Desde 2003, ele é a principal voz de “gol” do UEC nas transmissões, afinal a rádio tem a maior audiência da cidade. Seus programas geram muitas repercussões na mídia esportiva, ele é admirado e respeitado pelos colegas de profissão. “Eu procuro ser amigo de todos, pois é necessário haver a união entre os profissionais para que a classe tenha uma maior cooperação”, declara.

Conhecido por ser o pioneiro nas informações mais “bombásticas” e pelas entrevistas mais longas, Wander diz adotar isso como uma estratégia. “Sempre começo a entrevista fazendo perguntas mais tranqüilas para deixar o entrevistado mais relaxado. Geralmente, deixo para o final as perguntas mais interessantes e, na maioria das vezes, eles respondem o que não falariam para outros que tentam fazer o mesmo questionamento de imediato”, revela.

Wander Tomaz é um líder que demonstra o afeto pelo local de trabalho e faz dele o celeiro para montar a sua equipe. “Temos a maior audiência porque temos um ambiente de serviço excelente, principalmente pela estrutura oferecida, em equipamento de áudio e estúdio. A rádio não tem o costume de contratar, então procuramos colaboradores que tenham o apreço pela empresa e tenham boa voz”, confirma.

Para ele, o comando está na confiança. “Meus funcionários possuem liberdade para trabalhar, porque eu não contrataria alguém que não daria conta do recado. Eles podem cometer erros, pois faz parte do aprendizado. Comigo, todos precisam ter o prazer de participar do time”, explica.

A inspiração para Wander vem de seu mentor, o falecido radialista Marco Antônio de Carvalho. “O Marco Antônio de Carvalho me ensinou tudo dentro do rádio quando eu estava em início de carreira. Ele foi um grande ser humano e um profissional dos mais respeitados que conheci”, conclui.

Wander Tomaz, por todos esses motivos, faz por merecer a vinheta personalizada, intitulada “O Amigão da Galera”. Ele encerra a entrevista contando, em suas palavras, o segredo do sucesso. “Determinação e comprometimento”, resume. Realmente, isso diz tudo.


Por: MARCEL HENRIQUE DUARTE

4 Comentários:

Anônimo disse...

wander agora so falta a radio vitoriosa ficar em rede com a radio itatiaia e apresentar o tiro de meta as 6 da matina(RADIO VITORIOSA E RADIO ITATIAIA E SUCESSO TOTAL)

Anônimo disse...

Wander vc ta sabendo alguma coisa de sondagem no nosso treinador , o Moacir Junior, parece que ja tem time da serie B tirando ele do verdão. Agora que vergonha, o Marcelo Araxa veio aqui ficou um pouco e quando teve dificuldades, foi embora e deixou o time na mão , e ainda voltou para o Uberaba, essa foi vergonhosa para o Everton , coitado.

João Lima disse...

Wander boa tarde
Ouço sempre seus comentários pela rede Vitoriosa
Gostaria de saber sua Opinião sobre o Amistoso que nosso Verdão fara em Patos de Minas contra o Nacional,sendo que ele jogará contra os times de Patos
Att João Lima

CRIADOURO ORNIS disse...

ontem a copa foi uma Beleza adorei eu respeito os times mais fracos que estão na copa Parabéns Russia parabéns arabia saudita --- você merece o maior destaque .

Postar um comentário

Seja você tambem um seguidor

Esporte e Midia

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO